Storia dell’immigrazione italiana.

IL MUSEO DELL’IMMIGRAZIONE ITALIANA A SAN PAOLO, STATO DI SAN PAOLO, BRASILE, DARÀ

CORSO ALL’IMMIGRAZIONE ITALIANA

SÃO PAULO, 11 GIUGNO (ANSA) –

 

Il Museo dell’Immigrazione, situato a San Paolo (SP), offrirà nel mese di luglio un corso sulla storia dell’immigrazione  italiana.

Tenuto dagli storici Virgínio Mantesso Neto e Henrique Trindade e dal sociologo Daniel Taddone, le lezioni mirano a presentare la storia dell’esodo italiano, contestualizzando il più grande movimento migratorio internazionale nella storia del Brasile.

Inoltre, il corso coprirà i metodi di ricerca nella collezione digitale del museo e altri sistemi e modi per ottenere il riconoscimento della cittadinanza italiana.

Il corso, denominato “Immigrazione italiana: storia, ricerca genealogica e cittadinanza”, si svolgerà il 14, 20 e 21 luglio, ad un prezzo di R $ 250. Il museo è ospitato nell’edificio dell’ex Immigrant Inn di Brás. 1887 e 1978, ha ricevuto più di 700 mila italiani. (ANSA

 corso

CURSO

Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania

14, 20 e 21 de julho
Horário
: sábado, das 9h às 18h, e domingos, das 10h às 18h
Valor: R$ 250 | Inscrições (vagas limitadas): adm@museudaimigracao.org.br

O curso discorre sobre a história da imigração italiana para o Brasil, pesquisas no acervo digital do Museu da Imigração e em outros acervos e a cidadania italiana para brasileiros. Ministrado pelos historiadores Virginio Mantesso Neto e Henrique Trindade e pelo sociólogo Daniel Taddone.

Conteúdos:

Dia 14 de julho – Virginio Mantesso Neto:

Resumo de história da Itália até o início do século XIX; o século XIX e o contexto da emigração; divisão administrativa e registros religiosos e civis na Itália; situação no Brasil na segunda metade do século XIX e a necessidade de mão de obra; chegadas e destinos; imigrantes, café e ferrovias; registros religiosos e civis no Brasil; pesquisa genealógica – informações gerais e dicas práticas; pesquisas em sites de outros locais como subsídio à pesquisa no estado de São Paulo. (Duração: 8 horas)

Dia 20 de julho – Henrique Trindade (1) e Daniel Taddone (2):

1) Pesquisa no acervo do Museu da Imigração: A Hospedaria dos Imigrantes no contexto da imigração italiana; da Hospedaria dos Imigrantes ao Museu da Imigração; instalações; acervo; modalidades de arquivos e acesso; serviços prestados; dicas gerais para pesquisa, com ênfase na pesquisa da imigração italiana. (Duração: 4 horas)

2) A cidadania italiana: história, legislação e projeções para o futuro; pedido de reconhecimento no Brasil, na Itália e por via judicial; casos especiais. (Duração: 4 horas)

Dia 21 de julho – Daniel Taddone (1) e Mesa Redonda (2):

1) Pesquisa no Family Search: Alterações de prenomes e sobrenomes; o uso do portal FamilySearch* como ferramenta de pesquisa e difusão de informações * responsabilidade do palestrante, que não é vinculado ao FamilySearch. (Duração: 4 horas)

2) Mesa-redonda com os três docentes, com discussão aberta sobre a integração de todos os tópicos apresentados no curso, troca de experiências com os participantes-alunos, avaliação final e possível encaminhamento de uma continuidade do estudo do tema e subtemas em futuros eventos. (Duração: 4 horas)

 

Virginio Mantesso Neto

Natural de Sorocaba, SP, 100% descendente de imigrantes italianos, cidadão italiano desde 1987, residente na Itália. Bacharel em História (USP 1994), organizador e ministrante de duas séries de cursos avulsos, realizados em São Paulo e em outras cidades: “Imigração Italiana: dados históricos e competência em pesquisa genealógica”, desde 2005, hoje na 33ª edição; e “Elementos de Paleografia: Leitura e transcrição de documentos antigos”, desde 2009, hoje na 10ª edição. Realiza estudos e pesquisas de genealogia brasileira e italiana, e busca de documentos. Guia de Turismo (SENAC/Ministério do Turismo, 2015), organiza e acompanha visitas e viagens histórico-culturais à cidade de São Paulo, fazendas de café, ferrovias, museus, Porto de Santos, RCI – Região de Colonização Italiana (no Rio Grande do Sul), à Itália e a outros países da Europa.

Daniel Taddone

Sociólogo (FFLCH/USP), cursou Ciências Políticas na Universidade de Pavia (Itália), Pós-Graduação em Arquivística pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Eleito em 2015 como presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Circunscrição Recife), coordenador da UNITAL desde 2016 (região Nordeste). Experiência profissional no Istituto Italiano di Cultura di São Paulo, no Consulado-Geral da Itália em São Paulo e no Consulado da Itália no Recife. Escreve uma coluna, mensalmente, na revista Insieme sobre origens e significados de sobrenomes. Há mais de 20 anos estuda temas relacionados à imigração italiana e genealogia.

Henrique Trindade

Historiador (FFLCH/USP), pesquisador no Museu da Imigração do Estado de São Paulo (vinculado à instituição desde 2014), ministra o curso “Registros de Imigrantes: Documentos e Histórias de Famílias”, autor do e-book sobre o Acervo Digital do Museu da Imigração. Auxilia pesquisadores no Centro de Preservação, Pesquisa e Referência do Museu da Imigração.

 

Da :   http://museudaimigracao.org.br/curso-imigracao-italiana/